sexta-feira, 18 de abril de 2008

Contra o Analfabetismo


Hoje é dia 18 de abril, na blogosfera está havendo um movimento contra o analfabetismo e eu não pude deixar de confirmar minha presença.
Para fins estatísticos, analfabeta é a pessoa acima de 15 anos que não sabe ler e escrever.. O analfabetismo é um grave problema na maioria dos paises subdesenvolvidos, comprometendo o exercício pleno da cidadania e o desenvolvimento sócio-econômico do país.


Lembro-me do dia em que Dudu, o cachorrinho da minha rima se perdeu e eu tive que andar pelas favelas ajudando a procurar... Estávamos distribuindo folhetinhos de busca, onde dizia como era o cachorro, o nome, etc... Fiquei impressionada com o número de pessoas que ao menos olhavam o bilhete por não saber ler, até que resolvi, antes de entregar o bilhete, perguntar se a pessoa era alfabetizada ou não. Lembro-me de uma senhora, quando cheguei pra ela e perguntei "a senhora sabe ler?", ela me olhou com carinho e com a mão nas minhas costas disse "Infelizmente não..."
Imagine o tanto de informações e oportunidades que uma pessoa perde por não saber ler nem escrever. A vida confinada que uma pessoa leva, fechada num mundo limitado, por não conseguir discernis as palavras de um simples bilhete.
Eu sou pequena e jovem, mas sei ler e escrever, e por isso eu tenho o mundo nas minhas mãos! E quem levou uma vida inteira e se considera velho demais para aprender?

Infelizmente estou sem tempo para fazer pesquisas e tudo mais, mas eu coloco aqui um pouco do meu pensamento a respeito. Daqui a 15 minutos estou saindo de casa, mas eu não poderia deixar vazio meu blog hoje, mas movimentá-lo nem que seja um pouquinho, por uma causa nobre.
Sei que não é tudo, poderia colocar a boca no trombone - E ainda o farei!

Viajem pela blogosfera, por aqui tem muito mais a respeito... Porque quem sabe ler e escrever têm consciência de quantos caminhos a alfabetização pode abrir.

4 comentários:

Anônimo disse...

Bah! que texto legal... cheio de sentimentos... bem no teu estilo...
Eu escrevi um e estou até arrependida. Fiz tudo correndo. Vou me organizar mais!
Beijos!

Paulo Henrique Pergher disse...

E muitos e muitos caminhos!
É uma realidade muito complicada esta... infelizmente.

Lys(a) Drum disse...

Eh isso aih...muito fofa fazendo trabalho socialll!
*Apaixonadinha*
Kisses

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Isso é prá você ver que o problema é enorme.

Obrigada pela participacao na blogagem e por dividir conosco a sua experiência.

Abrcaos